a r q u i v o

6.3.02

Enigmatic, Cynical, Bittersweet, Witty, Stylized, Moody, Ironic, Atmospheric

acho demais as classificacoes do all movie guide. pro filme dos irmaos coen, "the man who wasn´t there", tudo tem a ver:

Genre/Type:Comedy Drama, Crime Drama, Post-Noir (Modern Noir)
Themes: Unlikely Criminals, Extramarital Affairs, Crime Gone Awry, Blackmail
Tones: Enigmatic, Cynical, Bittersweet, Witty, Stylized, Moody, Ironic, Atmospheric

eu gostei do filme, mas... mas... nao sei. talvez seja um daqueles filmes q vc vai gostando mais depois, quando pensa nele. a fotografia é deslumbrante, feita com aquele rigor de esteta perfeccionista q os irmaos coen têm, e é em preto e branco, o q é um luxo absoluto, afinal eles sao mesmo chiques e sofisticados, todo mundo sabe.

o billy bob thornton, q se chama ed crane no filme, está sensacional. me lembrou o humphrey bogart em casablanca e outros filmes, mas como se fosse ao mesmo tempo uma homenagem e um deboche, uma paródia de humphrey bogart. tipo, em todas as cenas o ed crane aparece fumando, o q obviamente acaba virando caricatura.

numa outra cena, ele está na porta do banheiro, em primeiro plano, fumando de perfil, com sombra na cara. em segundo plano vemos parte do corpo da mulher dele, numa banheira de espuma. a forma do filme noir está todinha lá, só q o conteúdo chuta o balde, pq a gente ouve a voz grave do ed crane pensando -- "hmm... lavagem a seco... lavagem a seco... é... quem sabe eu devia pensar melhor sobre essa história de... investir... em lavagem a seco..." lavagem a seco??!! é que nem o steve martin em "cliente morto não paga", tiração de sarro de filme noir, q grita e fica todo torcido toda vez q alguém pronuncia "cleaning woman" (faxineira).

por essas e outras é q acho q por baixo do p&b impecável e austero do filme tem uma piada monumental e é aí que tá o toque desses homens maravilhosos e suas idéias voadoras, os coen bros.

Nenhum comentário: