a r q u i v o

18.10.04

PRA QUEM É FEITO O ESTADÃO? - 3

CADERNO CASA&

A materia é sobre a cozinha particular do Olivier Anquier, o galã das velhinhas, outro onipresente na mídia. Você vai ao cinema, tá lá o cara anunciando geladeira e fogão, fazendo um jogo de palavras imbecil com o sobrenome da mulher famosa. Aliás, eu costumava gostar da Debora Bloch quando ela fazia TV Pirata, mas depois da saga Unibanco com o Falabella, e do anuncio idiota da Bosch, que ela também faz, não dá.

Nas fotos da tal matéria, vemos uma cozinha profissional enorme, inox de cima a baixo, lotada de panelas de fundo triplo e equipada com a geladeira, o fogao e o microondas mais caros do mercado (adivinha de que marca?).

Brigando com as imagens, o texto declara que "se existir uma palavra capaz de definir a cozinha particular de Olivier Anquier, o mais famoso padeiro do Brasil, é simplicidade." Sei. Quem acha essa cozinha simples? O Sig Bergamin? A dona da Daslu? Um banqueiro?

O truque de chamar um ambiente caro de simples serve para deslumbrar aquela parte da classe media maria-vai-com-as-outras, que se sente fora de moda só de olhar a foto e que vai morrer de vergonha da amiga e da prima se não comprar a geladeira prateada, nem que tenha que sacrificar o tratamento dentário.

Ou então simplesmente o jornalista escreveu a matéria sem ver as fotos, o que pode ser bem plausível. Já que é uma matéria gelada mesmo, não faz a menor diferença (na cabeça deles, né).

Nenhum comentário: