a r q u i v o

2.12.04

Fala sério


Foto do site brasileiro Xenicare

"O que você faria com alguns quilos a menos?" O locutor de voz sensível, homem, começa quase sussurrando a perguntinha terrorista, enquanto vão se alternando na tela algumas mulheres, só mulheres, 30 anos pra cima, todas com cara de classe média, mostradas vestidas, enquadradas de longe ou da cintura pra cima, ora numa paisagem campestre, ora perto de uma piscina ou banheira, ou seja, em verdadeiros campos minados que pedem o uso de short, biquíni ou nada.

Uma delas responde: "Ah, eu tomaria um banho de espuma... a dois." Outra: "Eu iria na praia... sem canga."

É de vomitar ou não? Mas é muito pior, porque acontece que TODAS as mulheres que aparecem tem uma silhueta absolutamente NORMAL, só algum fanático ou com transtorno de auto-imagem diria o contrário.

Não tem ninguém GORDA ali e, no entanto, o anúncio perverso quer fazer a massa acreditar que aquelas fulanas precisam emagrecer e, para isso, devem pedir ao seu médico um remedinho que "elimina 30% da gordura dos alimentos ingeridos". O locutor não diz o nome do remédio, o que é estranhíssimo, mas todo mundo sabe que é o Xenical, relançado como Xenicare, aquele que a pessoa toma e depois passa o dia inteiro sentada no banheiro, eliminando a tal gordura dos alimentos.

No fim do comercial, um monte de logos com nomes de empresas/instituições são mostrados no pé da tela, entre eles a ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade. Fala sério, dá pra levar a sério uma associação que estuda a OBESIDADE e assina embaixo de um comercial que quer enfiar na cabeça da massa que MULHERES de peso normal são OBESAS?

Esse anúncio de produção requintadíssima parece feito pra empurrar remédio encalhado. O laboratório Roche não emplacou com o Xenical, então relançou como Xenicare (pelo visto só fora dos EUA), e pra esconder tudo isso, o anúncio omite o nome do produto e vende a tal da "idéia".


Foto do site americano Xenical

Nenhum comentário: