a r q u i v o

6.10.05

REFERENDO DO DESARMAMENTO

Perguntas

Por que este referendo está sendo feito agora?

Por que o referendo não é feito junto com as eleições do ano que vem? A ida às urnas no dia 23 de outubro vai custar entre 200 e 700 milhões de reais.

Por que é preciso fazer este referendo? Por que não basta o Estatuto do Desarmamento, que tem medidas super severas para aquisição, comércio, porte e registro de armas?

Por que o referendo tem propaganda na TV?? O Fleury e os atores da Globo estão em campanha eleitoral?? Propaganda por acaso é sinônimo de esclarecimento?? Mas, já que é assim, por que não tem propaganda pelo voto nulo, para atender a quem estiver contra o referendo? Alguém sabe como votar nulo num referendo?

Por que a página da Campanha do Desarmamento no site do Ministério da Justiça não tem estatísticas sobre crimes com armas de fogo, de diversas fontes? Na TV e no jornal os números são contraditórios e sensacionalistas e nas propagandas do referendo os números são gritados e as fontes aparecem num canto da tela em letras minúsculas.

* * *

Dilema

É, eu estou tentando me inteirar do assunto, já que o voto é obrigatório. Mas eu acho uma temeridade ter que decidir a partir de imagens impactantes de tanques de guerra esmagando pilhas de armas (sendo que as melhores sumiram antes, claro), a partir de propaganda na TV que claramente polariza "quem vota SIM é do bem, quem vota NÃO é do mal". Não é porque eu vou votar SIM que deixo de achar um nojo a manipulação da propaganda, que pressiona sem oferecer esclarecimento de verdade para as pessoas. E enquanto esse assunto fica na ordem do dia pelos próximos 15 dias, as tramas para amenizar a punição dos envolvidos nos escândalos do governo federal vão sendo tramadas, é isso, sabemos que é isso, é sempre isso.

* * *

Pesquisa caseira

Ontem, 5 de outubro, havia 685 comunidades sobre o assunto "desarmamento" no Orkut (hoje, enquanto eu escrevia este post, já são 730). O resultado da busca mostra as comunidades organizadas conforme a quantidade de membros inscritos: a primeira da lista tinha 88.164 membros e a última, 0 membros.

De curiosidade, peguei as primeiras 100, coloquei em ordem alfabética por nome de comunidade, organizei em três colunas, separando que comunidades eram pelo SIM, quais eram pelo NÃO e quais se propunham a debater o assunto. Olha o que deu:

Nenhum comentário: